A separação de partículas sólidas das águas industriais (efluentes) é realizada, na maioria da modernas indústrias, através de decantação lamelar ou da filtragem direta.
Os decantados rápidos GOEMA são equipados com placas de decantação inclinadas para aumentar a superfície de decantação. Eles possuem o fundo plano e por conseqüência uma construção baixa. Isto possibilita uma sucção longitudinal do lodo no fundo do decantador de maneira lenta e homogênea, garantindo uma retirada constante e regular do lodo.
O uso do cal para a neutralização, assim como meios floculantes, favorecem a sedimentação e também desidratação do lodo. A desidratação do lodo com o auxilio das câmaras do filtro prensa, se sucede até um teor de partículas sólidas entre 30 e 45%. Desta forma o lodo tem uma consistência firme e pode ser armazenado.
Na obtenção de certos tipos de águas industriais (efluentes) é obrigatório observar que o tratamento, inclusive separação de partículas sólidas e a desidratação do lodo, devem ser processados separadamente. Isto é, por exemplo, necessário em águas industriais (efluentes) com teores de complexantes (fabricação de placas de circuitos impressos), ou também em soluções com teores de cádmio.