Componentes
Depurador de Umidade
Em diversos processos químicos, a umidade presente no fluxo de ar precisa ser removida. No caso destas partículas não estarem presentes num fluxo de gás poluidor, um depurador de gotas mostra-se suficientemente eficaz.
A Goema oferece depuradores confeccionados em plástico que trabalha como efeito de chicanas. O grau de separação deste sistema chega a 99,9% dependendo do tamanho crítico das gotas. Neste caso, o grau de separação depende essencialmente do tamanho e densidade das gotas e da viscosidade do gás de arraste. Afim de se alcançar melhores separações, os depuradores de gota podem ser fornecidos com separadores de aerossol
Selo Hidráulico para Tanques de Armazenagem
O selo hidráulico é utilizado em tanques de armazenagem de produtos químicos, nos quais queira se evitar o escape de gases, principalmente durante o abastecimento do recipiente, onde o volume ocupado pelo gás tem que dar espaço ao líquido.
Especificações sobre performance e demais detalhes técnicos sob consulta.
Precipitador de Vapor Ácido
O precipitador de vapor ácido é utilizado como micro-absorvedor em tanques de estocagem afim de garantir os limites máximos de emissões gasosas.
Principalmente utilizados em sistemas de armazenagem de produtos químicos com poucos tanques de estocagem, aonde um sistema de lavagem de gás se torna economicamente inviável.
Produtos
Informações Gerais
A Goema oferece uma solução para quase todas as aplicações de gases na indústria, dentre as quais podemos destacar:
- soluções para adequação do local de trabalho segundo requerimentos legais.
- soluções de reclamações de vizinhos quanto ao escape de gases pelas chaminés.
- adequações afim de atender exigências ambientais.
O sistema de tratamento de emissões gasosas são planejadas baseando-se nos princípios da absorção, onde são empregados.
- lavadores spray
- lavadores packed-bed
- sistemas venturi
- combinações dos sistemas acima mencionados
- sistema com filtros de carvão ativado
Nossos lavadores de gás são ajustados individualmente para as condições locais de nossos clientes. A capacidade das nossas instalações variam de 1 litro/min à 200.000 m3/h. Para a remoção de solventes, substâncias com odores e hidrocarbonetoso, nós oferecemos os seguintes procedimentos:
- Biofiltros
- Lavadores bioativos
- Exaustores térmicos (para incineradores)
- Exaustores catalíticos
- Regeneração oxidativa
Exaustores de Ar e Lavadores de Gás Standard
Nosso programa standard oferece lavadores de gás para quase todos tipos de problemas com efluentes gasosos. Tais como:
- Lavadores de gás verticais, tipo NKV
- Lavadores de gás horizontais, tipo NKH
- Lavadores de gás verticais, tipo KFVG
- Lavadores de gás de pequena escala, tipo KGV
- Processsos de lavagem de gás de pequena escala, tipo ETASCRUB.
Os materiais a seguir podem ser utilizados em nossas propostas:
- Polipropileno (PP)
- Poletileno (PE)
- Cloreto de polivinil (PVC)
- Cloreto de polivinilidene (PVDF)
- GRP/PP
- GRP/PE
- GRP/ECTFE
- Aço esmaltado
- Aço inox V2A ou V4A
Lavador de Gás para Fundição
Afim de acelerar a cura dos moldes de machos na indústria de fundição, são adicionados catalizadores no processo de moldagem de areia. Grande parte destes catalizadores são compostos orgânicos que devem ser eliminados dos gases exauridos da fábrica. Nossos sistemas são individualmente ajustados e fornecidos com tubulação, pré depurador de areia, ventilador e lavador de gás.
Para a método de caixa fria (amplamente aplicado no procedimento de fabricação de machos), oferecemos lavadores tanto para o reciclo do líquido de lavagem como também para a sua neutralização através da soda.
Lavadores de Gás para separação de ácido fluorídrico (HF) e fluoreto de silício (SiF4) na indústria de vidro
Durante o polimento ácido dos cristais de vidro, é utilizada uma mistura de ácido sulfúrico (H2SO4) / água / ácido fluorídrico (HF) e ácido fluorcilícico (H2SiF6). Durante este processo, ocorre a oxidação da camada superficial do cristal vidro, formando fluoreto de silício (SiF4), o qual evapora na presença de ácido fluorídrico à uma temperatura de 55ºC.
Devido às normas ambientias e de trabalho, tais instalações necessitam de um sistema de exaustão e lavagem de gás. Nossos lavadores utilizam um sistema multiestágios, os quais trabalham com excesso de ácido, afim de evitar a formação de ácido silícato gelatinoso.
O número de estágios depende da concentração de ácido fluorcilícico (H2SiF6) desejada (dependendo do teor pode ser reutilizado na indústria). A concentração do ácido é constantemente supervisionada afim de garantir o seu excesso em todos os estágios, mesmo quando a superfície dos critais de vidro variam. Maiores informações podem ser requisitadas por e-mail.
Lavador de gás de separação de Titânio
Tetracloreto de Titânio (TiCl4) é usado no revestimento a vácuo de superfícies especiais, tais como titânio, refletores de vidro e metais duros para ferramentas cortantes, e é liberado na forma d efluente gasoso. O TiCl4 também é aplicado como catalisador na polimeração de acetileno e deve ser separado adequadamente.
Foi desenvolvido uma planta com quatro estágios para a conversão química do tetracloreto de titânio em ácido clorídrico, onde o processo em destaque é a lenta hidrólise )devido a reação cinética) e a formação de uma fina poeira de dióxido de titânio na escala de sub micron.
O sistema Goema consiste de uma câmara de reação e uma coluna com leito de recheios, combinados com um separador de aerosol, alcançando valores de gases de 10mg/m3 HCI e valores de pó < 30mg/m3.
Lavador de Gás para separação de arsênico hídrico
Devido à crescente contaminação de minérios, utiliza-se Arsina (A2H3) para o desenvolvimento de minério de zinco. Consequentemente o hidreto de arsênico é liberado sob certas condições pelo processo.
O sistema de exaustão e limpeza de gases necessário para este propósito é extremamente complexo, levando em consideração os reagentes químicos, material e máquinas empregadas. A separação do arsênico hídrico é possível em sistemas multiestágio com auxílio de solução de permanganato de potássio.
Nós fornecemos instalações “turn key” com todos componentes necessários para o tratamento deste tipo de efluente gasoso.
Lavador de gás para Indústria de Semicondutores
O lavador de gás ETASCRUB foi especialmente desenvolvido para utilização na produção de semicondutores. Este tipo de sistema pode ser conectado diretamente máquinas do processo. Grandes vantagens destas plantas são a alta segurança do processo como também o longo tempo de processo.
Através da execução com diversos sistemas de entradas de gases pode-se conectar sistemas multicanais ou processos AP/RP.
Lavadores de emergência para Cloro
Em muitos países faz-se obrigatório a instalação de um lavador de gás de emergência em locais de estocagem de cloro, para caso de acidentes. A Goema fornece tanto lavadores com leitos de recheios (packed-bed) como sistemas venturi multiestágios.
Os lavadores são individualmente projetados para as condições do cliente. Os parâmetros decisivos para o dimensionamento do equipamento são a quantidade e o dimensionamento da tubulação, válvulas e área de estocagem. Com o auxílio de programa de computador, são simulados diferente cenários de acidentes causados por vazamentos, os quais auxiliam na dimensão dos lavadores de gás. Em casos de acidente o sistema trabalha com uma tolerância de 5mg/m3.
Desodorizadores
Durante o tratamento de iodo ou de efluentes, ocorre o surgimento de odores em forma de gases orgânicos, gerando um ambiente desagradável. Os sistemas de desodorização oferecidos pel Goema são desenvolvidos individualmente, de acordo com os componentes gasosos e suas concentrações.
A exaustão dos gases é realizada através de um lavador de gás oxidativo. Quando necessário, sistemas multi-estágios também são aplicados, como mostrado na foto.